sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

LANCE ARMSTRONG: A SUPERAÇÃO DE UM VENCEDOR

Superação, sem medo de encarar desafios – por mais difíceis que sejam. Assim tem sido a vida de Lance Armstrong, este norte-americano de Austin, Texas, heptacampeão da Tour de France de Ciclismo.
Ele venceu a Tour de France por sete vezes seguidas, derrotou o câncer e tornou-se uma lenda do esporte.
Nascido em 18 de setembro de 1971, Armstrong começou a encarar competições bem cedo. Aos oito anos de idade, acordava às 4h30 todos os dias para praticar natação. Aos treze, já era campeão do Iron Kids Triathlon.
Descoberto por Chris Carmichael, Lance direcionou sua carreira para o Ciclismo. Quando completou 21 anos, sua vida deu uma volta de 180º, quando venceu o Campeonato Mundial de Ciclismo em Estrada. Sua carreira decolou e, aos poucos, o mundo começava a prestar atenção no precoce talento de Armstrong. Em 1993 participou, pela primeira vez, da Tour de France, onde venceu a etape de Verdun. Dois anos depois, descobre uma grande inflamação em sua virilha, e habituado a ignorar a dor não lhe deu importância, até que começou a vomitar sangue, a ter perdas de visão e enxaquecas. O diagnóstico foi terrível: câncer nos testículos e dois tumores, do tamanho de bolas de golfe, num pulmão e no cérebro.
Lance Armstrong não desistiu. Começou uma intensa batalha pela recuperação, com sessões de quimioterapia e radioterapia, enquanto alternava com treinamentos de ciclismo. A doença também lhe trouxe problemas profissionais, sua equipe Cofidis rescindiu o contrato e Lance teve que vender seu carro de luxo, e hipotecar sua casa para continuar tanto o tratamento quanto os treinamentos. No mesmo ano, numa entrevista ao New York Times, ele declarou: “Os médicos me dão apenas 40% de chances de viver. Mas eu garanto que retornarei às competições”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário