segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Roberto Leitão, 72 anos "UM SENHOR LUTADOR"

Se Lutas fossem disciplina escolar, o Sr. Roberto Leitão seria o que o professor Pasquale Cipro Neto representa pra nossa língua portuguesa moderna. Ou o que o dr. Dráuzio Varella faz pela Medicina brasileira.

Aos 72 anos de idade (quase 73), o Sr. Leitão é a maior referência viva em pesquisa e estudo de lutas do Brasil, talvez no mundo inteiro. Quem discordar, que o desafie. Para uma palestra ou para um treino mesmo. Na teoria ou na prática, ele vence e convence, provando literalmente por A + B que a beleza e funcionalidade das lutas são quase uma ciência exata, assim como a matemática. Todos os conhecimentos adquiridos em décadas como um respeitado engenheiro, o Sr. Roberto Leitão aplicou na mecânica dos golpes. E os resultados são impressionanantes, afinal não é em toda academia que você dá de cara com um senhor com mais de 70 anos se embolando em um rola atrás do outro com campeões como Shaolin, Vitor Belfort, Pedro Rizzo, Glover Texeira e vários outros ídolos do MMA que, se vacilarem, vão bater nas zilhões de chaves de pé que o Sr. Leitão domina como ninguém.

O primeiro casca-grossa que passou pelos ensinamentos do Mestre Leitão foi ninguém menos que Marco Ruas, que apesar de ser um dos melhores na trocação, precisava de um especialista em quedas e na luta agarrada. Buscou ajuda no lugar certo: judô, luta-olímpica, luta-livre, submission, física, matemática, simpatia e muito vontade de compartilhar uma inigualável sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário